A importância das etiquetas Alergias Alimentares

Etiquetas alergias alimentares

As etiquetas sobre Alergias Alimentares vieram lidar com uma necessidade crescente das famílias portuguesas.

Vivemos numa época em que as crianças têm cada vez mais alergias alimentares. E, com a agitação do dia a dia, torna-se complicado garantir que estas não entram em contacto com os alimentos alergênicos. Evitar esse contacto é essencial, uma vez que este pode ter consequências graves.

Quando somos adultos, temos pleno conhecimento das nossas alergias e torna-se mais simples saber o que podemos ou não comer. Mas as crianças, pela vontade que têm de experimentar um pouco de tudo, podem por vezes comer algo prejudicial.

Foi a pensar nisso que desenvolvemos este produto especial para as crianças.

Ficou curiosa e quer saber mais? Então está no lugar certo! Continue a leitura e descubra tudo o que precisa sobre este importante tema.

De onde surgiu esta ideia das etiquetas Alergias Alimentares?

Como todos os nossos produtos, as etiquetas para as Alergias Alimentares surgiram da necessidade dos nossos clientes.

Esta ideia ganhou forma depois de termos recebido um email, do qual deixamos um excerto:

Gostaria de encomendar novamente umas Tiketas. Desta vez queria autocolantes à prova de água para marcar as loucinhas que o Lucas leva para o infantário com o lanche! Estive a ver os desenhos disponíveis. Antes de fazer a minha encomenda queria perguntar se não arranjavam nenhum desenho que chamasse a atenção para o facto de ele ser intolerante à lactose. Não vi nada do género no vosso site, mas não queria deixar de perguntar.

As questões e sugestões dos nossos clientes são extremamente importantes para nós, porque nos ajudam diariamente a melhorar os nossos produtos.

O que são e como se desenvolvem as alergias alimentares

As alergias alimentares são reações adversas que ocorrem quando o sistema imunitário do corpo identifica determinado alimento como uma ameaça. Isto desencadeia uma resposta imunológica que pode variar de leve a severa.

Aqui estão alguns pontos-chave sobre as alergias alimentares:

1 – Reações imunológicas

Quando alguém com alergia alimentar ingere o alergénio, o seu sistema imunitário liberta anticorpos IgE (Imunoglobulina E) para o combater.

Consequentemente, existe a liberação de substâncias químicas como a histamina, que causam os sintomas alérgicos.

2 – Alergénios comuns

Alguns dos alérgenos alimentares mais comuns incluem leite, ovos, peixe, marisco, nozes, amendoins, trigo e soja. Estes alimentos são responsáveis pela grande maioria das reações alérgicas.

Importa salientar que esta lista não é exclusiva, e que existem outros alimentos que podem causar alergias.

3 – Diagnóstico

Para diagnosticar uma alergia alimentar, os médicos podem utilizar:

  • históricos de saúde;
  • testes cutâneos de alergia;
  • testes de sangue para medir níveis de anticorpos IgE;
  • testes de eliminação alimentar;

Neste último, o alimento suspeito é removido da dieta e depois reintroduzido para observar se existe uma reação adversa.

4 – Tratamento

O principal tratamento para alergias alimentares é evitar o alimento alergénico.

É importante notar que alergias alimentares são diferentes de intolerâncias alimentares. Estas são reações adversas aos alimentos que não envolvem o sistema imunitário.

Enquanto as intolerâncias, como a da lactose por exemplo, podem causar desconforto, as alergias alimentares podem ter sintomas mais graves.

Em casos de exposição acidental e reações alérgicas, podem ser utilizados medicamentos como anti-histamínicos para aliviar sintomas leves.

Para reações graves, como por exemplo a anafilaxia, é frequentemente administrada a epinefrina (adrenalina).

A importância de identificar as alergias alimentares das crianças

O termo “alergia alimentar” define várias reações adversas que podem surgir devido à ingestão ou contacto com determinado alimento.

Muitas crianças, podem ter uma alergia severa quando ingerem amendoins, por exemplo. Já o simples contacto com este alimento, pode levar a uma reação mais leve.

As reações mais comuns são:

  • Reação do aparelho gastrointestinal – Nomeadamente diarreia e vómito;
  • Reação respiratória – Dificuldades respiratórias, ataques de asma, broncoespasmos;
  • Reações cutâneas – Como é o caso de eczemas, urticárias e edemas;
  • Reações graves – Como é o caso da anafilaxia que pode levar à morte.

Desta forma, é importante que todas as pessoas que lidam diariamente com crianças estejam cientes das suas alergias. É importante que saibam se podem, ou não, ingerir (ou estar perto) de determinado alimento em qualquer circunstância.

Assim é muito mais simples evitar situações desagradáveis e de preocupação extrema.

Se os seus filhos têm alguma alergia ou intolerância alimentar que quer reforçar na escola, temos uma sugestão: na opção de “autocolantes para objetos” verá um lote de desenhos que designamos “Especial – Alergias alimentares”.

Se procura algum desenho que não esteja disponível, entre em contacto connosco e tentaremos ajudar da melhor forma.

Não deixe de adquirir as etiquetas alergias alimentares. Assim, consegue manter o seu filho longe de sintomas alérgicos indesejáveis. Conheça os nossos produtos!

Sobre o Autor

Tiketa.pt

Tiketa.pt é uma marca portuguesa que se dedica à produção de etiquetas personalizadas com o nome para identificar roupas, calçado, utensílios das refeições, material escolar e outros pertences pessoais das crianças nas diferentes fases da vida escolar. Por serem duradouras, resistentes e fáceis de aplicar são também apropriadas para identificar as roupas e os pertences dos utentes em lares sénior ou hospitais.