Identificar frascos de cozinha

A organização da despensa e da cozinha é um ponto fundamental no nosso dia à dia. Não só pelo tempo que se poupa a arrumar tudo o que trazemos das compras, mas também pelo tempo que poupamos a encontrar o que necessitamos nas horas em que estamos mais apressados.

Esta necessidade de organização e arrumação é tão importante que existe, inclusivé, uma ligação entre a organização do meio que nos rodeia e a nossa saúde mental como tão bem é explicado aqui : Saúde mental e organização.

Muitas são as dicas de organização, limpeza e arrumação da despensa e da cozinha. No entanto, neste artigo iremos nos focar apenas numa delas : A arrumação e organização dos ingredientes em frascos. Em concreto iremos abordar o aspeto de como identificar frascos de cozinha, como por exemplo, os frascos das especiarias, das massas, leguminosas, entre outros.

Os frascos a utilizar podem ser de vidro transparente. Podem ser em plástico opaco. Podem ter sido adquiridos novos para este fim ou podem ser frascos que foram embalagens de outros ingredientes e que vão ser agora reutilizados. Todas as opções são válidas para ajudar numa melhor organização dos ingredientes.


Para ficar tudo perfeito só falta garantirem que os frascos são identificados corretamente. Assim, evitaremos confusões na hora de seleccionar o ingrediente exato. 
Com certeza que não vão estranhar se vos disser que já me aconteceu colocar cominhos em vez de canela na travessa de aletria 😬. Não ficou bom. Não recomendo 😁.


A melhor forma de evitar situações semelhantes à que referi acima é garantir uma correta identificação dos frascos. Assim, deve-se identificar os frascos de cozinha indicando de forma visível o nome do ingrediente que cada frasco contém.

Identificar frascos de cozinha

Se aliado a tudo o que já referimos também pretendem que a identificação a usar seja resistente e duradoura então a escolha é só uma : Etiquetas para a despensa da marca Tiketa.pt

Resistência e durabilidade das etiquetas

As nossas etiquetas são resistentes :

  • às lavagens manuais com esfregão abrasivo,
  • aos programas de lavagem na máquina de lavar louça,
  • ao congelador,
  • ao micro-ondas,
  • às idas ao esterilizador,
  • à passagem com produtos de limpeza antibacterianos.
Etiquetas para a despensa

Sobre Tiketa.pt

A marca Tiketa® (com o logotipo do sol sorridente 🌞) é uma marca orgulhosamente Portuguesa 🇵🇹. As verdadeiras tiketas® são desenhadas, produzidas e expedidas a partir de Portugal, desde 2011! 🥰