Kit “Quadro de Recompensas”
Sabemos que a educação de uma criança não é propriamente uma tarefa simples e às vezes é necessária uma pequena ajuda extra. Nesse sentido aqui fica o convite para conhecerem o Kit “Quadro de Recompensas” da Tiketa.pt . Estes kits ajudam os seus meninos a focarem-se nas tarefas diárias ou na realização dos trabalhos de casa a tempo e horas.
A Psicóloga Regina Borges partilha do nosso ponto de vista. Por isso resolveu partilhar a sua opinião sobre esta forma de motivar os seus filhos na realização das tarefas diárias.
A opinião de Regina Borges sobre a educação de uma criança
“Educar não é tarefa fácil, por isso é perfeitamente natural que surjam dúvidas nos pais. À medida que vão crescendo, as crianças vão aprendendo. Vão igualmente apercebendo-se da forma como as pessoas que estão à sua volta reagem ao seu comportamento.
Um exemplo simples é o de uma criança que se recusa a comer sozinha e onde os pais após muita negociação e insistência acabam por ceder e dar-lhe o comer à boca. O que é que a criança aprende com isto? A criança simplesmente vai aprender que não precisa de comer sozinha. Não precisa sequer de se esforçar… uma vez que um dos pais ou ambos vão ceder e dar-lhe o comer à boca.
Portanto a forma como você age e lida com o seu filho acaba por influenciar, e muito, o comportamento do mesmo.
Existem diversas atitudes suas que podem influenciar um comportamento desadequado por parte dos seus filhos, e podemos frisar as seguintes, já que são os mais comuns.
- Fazer ameaças e não cumprir – As ameaças servem única e exclusivamente para colocar medo nas crianças. Contudo, se não as cumprir, isso irá passar uma mensagem, e acredite que não é aquela que deveria.
- Ser inconsistente – Muitos pais pecam pela inconsistência, ou seja, perante o mesmo comportamento os pais podem (e tendem) reagir de formas diferentes. Isso acaba por ter um impacto negativo nas crianças, deixando-as confusas.
- Gritar – O próprio ato de gritar, demonstra que existiu um descontrolo e faz com que a criança aprenda a fazer exatamente o mesmo. Quando perder o controlo da situação o melhor a fazer é sair da sala, respirar fundo e contar até 10. Depois regressar para perto da criança e explicar-lhe que o comportamento que acabou de ter, não é o mais correto.”
Como reforçar positivamente as crianças ao utilizar os “Quadros Recompensa”
Pois bem, a verdade é que idealmente todos os pais nasciam ensinados. Mas, todos sabemos que de facto não é isso que acontece. Tal como em tudo na vida, até para ser pai é preciso aprender.
Regina Borges, psicóloga com foco em crianças e adolescentes, defende o seguinte “O ideal é reforçar um comportamento adequado sempre que a criança o faça. Isto, em psicologia designa-se por reforço positivo.
O reforço positivo consiste no fato da criança ter uma consequência positiva após um comportamento adequado. Esta consequência positiva, a longo prazo irá fortalecer o comportamento, aumentando o número de vezes em que este ocorre.
E de que forma pode dar ou fazer um reforço positivo aos seus filhos? Em primeiro lugar pode e deve elogiar “Parabéns, estou muito contente contigo”, “Estou orgulhoso de ti”…! Outra alternativa, que pode e deve igualmente implementar, passa por dar muito afeto (beijos, abraços etc..) e pode ainda, se desejar, dar uma recompensa. Aqui refiro-me por exemplo a darem um passeio em família, ler uma história, ir comer um gelado no fim de semana…
Contudo, é importante ter em mente que quando quiser dar uma recompensa ao seu filho, é importante que defina com ele qual será o tipo de recompensa, para que ambas as partes cumpram.
A solução Tiketa.pt
Uma boa alternativa é o Kit “Quadros Recompensa” da Tiketa! Trata-se de um quadro de recompensas que irá reforçar alguns comportamentos positivos do seu filho. Irá também trabalhar a autonomia do mesmo através da tabela com os dias da semana e as atividades/tarefas a cumprir.
Este tipo de quadros recompensa ajuda as crianças a terem presentes quais são os objetivos a cumprir, de forma a que os interiorizem e sintam que são valorizadas por isso.
Outra das vantagens é que ajuda as crianças a perceberem a sua rotina, auxiliando na introdução de tarefas na sua vida diária, permitindo que a mesma se sinta mais preparada para o dia de amanhã.”
Como vê, esta é uma forma divertida e prática de motivar as suas crianças a fazer as atividades diárias. Se tem interesse nesta forma simples de tornar a realização das tarefas em algo ainda mais positivo para os seus filhos, poderá comprar o Kit Poupança “Quadros Recompensa” aqui.
NOTA: Regina Borges é psicóloga e dá Consultas de Psicologia Clínica e Psicoterapia individual (Ramo Cognitivo Comportamental) . O que permite trabalhar as mais diversas áreas, tais como: depressão, perturbações da ansiedade generalizada, Transtornos da Personalidade, gestão de peso entre outros problemas psicológicos associados. Aconselhamento Parental.