Como tudo começou

Há uns dias publiquei na nossa conta do instagram, quase por impulso, uma fotografia que foi retirada do baú das nossas fotos pessoais.

Essa foto tinha a seguinte legenda :

“Foi esta bebé, nascida em 2008, que veio abrir o caminho para o surgimento da Tiketa.pt 😍

Talvez um dia vos conte a história de como tudo começou 🥰”

Esta foto originou centenas de reacções e comentários e tive que prometer que contaria mais coisas sobre como tudo começou. Para tentar perceber o que já saberiam sobre nós coloquei uma sondagem nas stories a perguntar porque achavam que tinha sido esta bebé a abrir caminho ao surgimento da Tiketa.pt com duas opções de resposta:

1- Foi porque durante a licença de maternidade resolvi criar, como hobby, um blog para vender as suas roupas que deixaram de servir e isso abriu-me as portas para o comércio online e suas potencialidades.

2- Foi porque após o seu nascimento precisavamos de etiquetas resistentes para marcar as suas roupas e pertences na creche e não havia quem o fizesse em Portugal.

282 pessoas responderam a esta questão, mas apenas 48 acertaram na resposta certa que é a resposta 1.

Pois é verdade!

A bebé da foto chama-se Joana e é o 2º filho do Paulo e da Patrícia, o casal responsável pela criação da marca Tiketa.pt.

O primeiro filho deste casal chama-se Bruno e não posso contar esta história sem falar nele também.

Quando o Bruno nasceu, nós (eu e o Paulo) estavamos empregados por conta de outrem. Tínhamos o nosso emprego adequado à formação académica pela qual lutamos. A aproximação do fim da licença de maternidade do primeiro filho foi muito difícil de lidar, pois a perspectiva de ter que regressar ao trabalho e deixar de cuidar do bebé a tempo inteiro era assustadora. Foi nesta altura que comecei a sonhar com a possibilidade de criar um negócio próprio e trabalhar a partir de casa enquanto podia tomar conta do meu bebé a tempo inteiro. Não foi possível realizar este sonho na altura, e muito tristemente tive que regressar ao meu emprego a tempo inteiro no final da licença.

Quando nasceu a Joana, a bebé da foto, resolvi encarar a licença de maternidade de uma forma muito diferente. Resolvi esquecer o regresso ao trabalho e focar-me apenas em apreciar e aproveitar o tempo que passava com a minha bebé, com os meus filhos.

Como não pretendíamos ter mais filhotes resolvi criar um blog onde colocaria à venda as roupinhas da bebé à medida que iam deixando de servir. Podia ter colocado tudo num qualquer site de vendas/anúncios, mas preferi fazer algo pessoal e único. Foi precisamente a criação deste blog/loja online de roupas usadas, em Outubro de 2008, que me mostrou o potencial do comércio online dedicado a artigos para crianças. O blog depressa se tornou uma referência e fonte de inspiração para outros negócios semelhantes e em menos de nada tinha mais clientes que mercadoria para vender. O que me levou a começar a anunciar roupinhas entregues por familiares e amigos para esse fim.

Aqui fica um print desse blog, para terem uma ideia de como funcionava :

Este sinal claro de que estava uma mudança importante para acontecer em breve ocorreu em plena licença de maternidade da bebé Joana. Foi nessa altura que percebi que existia uma forma de trabalhar a partir de casa, numa atividade que poderia trazer o rendimento que precisava e resolvi assim aproveitar da melhor forma esta oportunidade que me foi dada.

É óbvio que desde este blog de vendas que geria em todos os tempos livres que duas crianças pequenas proporcionavam até à empresa Tiketa que os dois gerimos hoje a tempo inteiro muita coisa aconteceu, muitos passos foram dados. Quero partilhar cada um deles com vocês, pois com certeza poderão servir de inspiração a quem também procura uma mudança de vida, mas agora vamos ficar por aqui. Prometo publicar o próximo capítulo muito em breve!

Sobre Tiketa.pt

A marca Tiketa® (com o logotipo do sol sorridente 🌞) é uma marca orgulhosamente Portuguesa 🇵🇹  As verdadeiras tiketas® são desenhadas, produzidas e expedidas a partir de Portugal, desde 2011! 🥰