Como organizar uma festa de pijama para crianças

Se há um tipo de festa que as crianças costumam gostar são as festas de pijama. Sair da rotina e poder passar a noite inteira na companhia dos melhores amigos e das melhores amigas, partilhar segredos, rir e depois acordarem todos juntos é uma alegria que vai ficar para sempre na memória dos seus filhos ou das suas filhas.

Fácil de organizar, uma festa de pijama pode ser uma excelente forma de celebrar um aniversário ou promover qualquer outro tipo de convívio entre crianças, nomeadamente durante as férias escolares. E como até já estamos no Verão…

A primeira recomendação para organizar uma festa de pijama passa pelo número de convidados e convidadas: convém que não passem das cinco crianças – quanto muito oito, no caso de ter uma casa grande – para não gerar muita confusão. E porque não dar uma pulseira de identificação a cada criança personalizada à entrada?

Para além disso, é de extrema importância que cada criança tenha os seus pertences (roupa, sapatos, brinquedos, produtos de higiene pessoal) devidamente identificados. É muito fácil confundir a roupa de cada criança e ninguém gosta de voltar a casa com menos coisas ou com coisas de outras pessoas.  Refira este ponto aos outros pais e mães: irá facilitar-lhe muito a vida. Agora há etiquetas personalizadas que são específicas para vários tecidos e materiais, podendo ficar na roupa a longo termo e após lavagens. Mesmo a longo termo pode ser uma excelente ideia, para que a roupa não seja perdida.!

Relativamente ao dia da festa, devem preferencialmente acontecer ao fim-de-semana, mesmo em altura de férias, pois os pais e as mães podem estar a trabalhar. O Sábado é sempre o melhor dia, porque o dia seguinte é Domingo e geralmente à Sexta-feira pode ser mais cansativo.

Numa festa de pijama é também importante ter em conta as idades: se as crianças forem muito novas, podem estranhar estar longe dos pais e das mães. Por isso, este tipo de festa que implica pernoitar em casa de amigos e amigas é mais apropriada para crianças mais velhas, sensivelmente a partir dos 7 anos.

Para as crianças mais pequenas, pode organizar uma festa de pijama que termine um pouco mais tarde do que uma festa tradicional, sendo que as crianças já estarão de pijama e prontas para dormir quando os pais ou as mães as forem buscar.

Festa de pijama é uma excelente forma de celebrar um aniversário

Convites para a festa de pijama

No que diz respeito aos convites, e embora possa comprá-los ou encomendá-los a um ou uma designer para um resultado mais estilizado, porque não experimenta elaborá-los juntamente com o seu filho ou a sua filha, inspirando-se em imagens de pijamas, camas, almofadas ou pantufas?

Não se esqueça de incluir quer a informação básica – data, local, horário, data limite de confirmação – quer uma lista com tudo o que cada criança deve levar: pijama, pantufas, saco cama, almofada, muda de roupa e escova de dentes.

Decoração da festa de pijama

Relativamente à decoração da festa de pijama, o ambiente deve ser confortável. Pode colocar almofadas ou pufs no chão para todos se sentarem a conversar e optar por dar um toque de festa com balões ou grinaldas de papel de cores suaves para criar uma atmosfera calma, autocolantes que brilhem no escuro colados nas paredes com estrelas, luas ou golfinhos. Pode também criar um ambiente de campismo, por exemplo, e montar algumas tendas.

Se não tem camas para toda a gente não se preocupe, porque as crianças vão adorar dormir todas juntas no chão. Improvise uns colchões e, se achar necessário, peça aos convidados e às convidadas de palmo e meio para trazerem sacos cama ou cobertores.

Escolha uma divisão da sala para colocar a pequenada a dormir, arranje espaço e retire todos os objectos decorativos que possam provocar eventuais acidentes ou que sejam valiosos ou frágeis.

Actividades para a festa de pijama

As histórias para dormir não podem faltar. Mas, antes, prepare algumas actividades mais animadas, como um karaoke, fazer bijutaria, organizar uma tradicional caça ao tesouro, jogar ao bingo, projectar um filme, etc.

Disponibilize também jogos de tabuleiros para os momentos mais tranquilos e máquinas fotográficas descartáveis para que as crianças possam elas próprias registar os momentos mais divertidos da festa de pijama.

Se as crianças forem mais pequenas, é natural que necessitem de supervisão permanente. Já as crianças mais velhas entretêm-se melhor sozinhas e vão gostar de se sentir mais independentes por uma noite, bastando ir espreitando a festa de pijama de cada 15 a 20 minutos.

Ementa para a festa de pijama

Relativamente à ementa da noite, convém ser algo prático e simples: pizzas, cachorros quentes, pipocas, bolachas, cupcakes ou donuts vão fazer sucesso entre as crianças (apesar de não ser o menu mais saudável, é apenas uma noite).

Pode também servir um jantar mais cedo e depois oferecer um lanchinho tardio com bolinhos, panquecas, sandes e chocolate quente. Se quiser ir mais longe, pode sempre ter um serviço de catering a trabalhar.

O pequeno-almoço também estará incluído no programa da festa de pijama. Aproveite os doces que possam ter sobrado da noite anterior, faça umas torradas, sirva pão fresco com queijo ou fiambre, prepare uns cereais, sumos e fruta, etc.

Se preferir algo mais cuidado para uma festa de aniversário ou não tiver tempo nem paciência para preparar todas estas iguarias, contrate serviços de catering ao domicílio que tratem de tudo por si. Não se esqueça, caso se trate de uma festa de aniversário, dos bolos de aniversário e das velas caso estejam a festejar.

Sobre o Autor

Tiketa.pt

Tiketa.pt é uma marca portuguesa que se dedica à produção de etiquetas personalizadas com o nome para identificar roupas, calçado, utensílios das refeições, material escolar e outros pertences pessoais das crianças nas diferentes fases da vida escolar. Por serem duradouras, resistentes e fáceis de aplicar são também apropriadas para identificar as roupas e os pertences dos utentes em lares sénior ou hospitais.