O seu filho costuma perder material escolar?

Se o seu filho costuma perder material escolar fique a saber que não está sozinho(a). Esta é uma situação bem mais comum do que imagina! E só começamos a ter a verdadeira noção do “problema” quando chega a vez dos nossos filhotes irem para a escola 🙂
Pois bem, se o seu filho costuma perder os materiais ou se se esquece deles com muita frequência, este artigo é para si!

Como é óbvio não existem dicas que sejam 100% impeditivas de que este “flagelo” do material escolar aconteça, mas alguns cuidados podem ajudar 🙂

Conheça-os de seguida.

O seu filho costuma perder  material escolar? 4 dicas que podem ajudar a dar a volta à situação

Sejamos realistas, as crianças (independentemente da sua idade) são crianças… Esquecem-se de tudo e mais alguma coisa sempre que o assunto “brincadeira” vem à baila.

Por isso, é normal que ocasionalmente, o seu filho chegue a casa e tenha perdido alguma coisa (uma peça de roupa, a caixinha da fruta, uma caneta colorida… enfim).

Mas, existem formas de contornar a situação e tentar pelo menos prevenir que ele se esqueça das coisas na escola (ou noutro lado qualquer, o que é ainda mais problemático).

Conheça então as nossas dicas:

1 – Etiquetas para o material escolar

A primeira dica que podemos indicar-lhe para evitar este problema passar por etiquetar todo o material escolar do seu filho.

Obviamente que não o vai impedir de perder o mesmo, mas pelo menos garante que quem o encontrar sabe a quem é que pertence.

Perder uma caneta é uma coisa (até nós adultos perdemos canetas e lápis com frequência) mas perder materiais mais caros como compassos ou esquadros já pode ser financeiramente mais complicado.

As etiquetas vão ajudar a que quem encontre o mesmo (professores, alunos ou funcionários) o possam devolver na aula seguinte.

Ter o material escolar etiquetado ajuda também a criança a identificar mais rapidamente o que é seu. Desta forma na hora de arrumar e sair, tudo se processa mais rapidamente e sem stress 🙂

2 – Ajude o seu filho a organizar-se

Sejamos sinceros, os filhos são na grande maioria das vezes o espelho dos pais. Por isso, se o ensinar desde cedo que antes de ir brincar ou de ir para a cama tudo tem de ficar arrumadinho, ele vai acabar por seguir esta dica ao longo dos anos.

Ao ajudar o seu filho a organizar-se ele vai ter muito mais cuidado com as coisas deles, nomeadamente quando as aulas acabam e tem de arrumar tudo na mochila para ir para casa (ou para o recreio).

Tudo fica mais fácil quando se é organizado 🙂

3 –  Responsabilize a criança pelas perdas

Pode parecer um pouco excessivo, mas se cada vez que o seu filho perde o material escolar ou qualquer outro pertence, você substitui as mesmas no dia seguinte, vai ser complicado que ele perceba que não pode estar a perder tudo constantemente.

Uma coisa é substituir uma caneta ou um casaco, mas imagine que lhe comprou um telemóvel novo e ele o perde no dia seguinte?

Pois é, o sentido de responsabilidade é essencial para o ajudar a não perder tudo.

Em último caso, se perder material escolar constantemente, comece a descontar o novo material da mesada dele… vai ver que não vai perder mais nada nos próximos tempos 😉

4 – Ensine-lhe o valor das coisas

Muitos estudos têm sido realizados e as crianças sabem quanto é que determinado objeto custa, mas não sabem o qual é o valor do dinheiro.

Um exemplo muito prático, a grande maioria das crianças sonha em ter um telefone topo de gama. Ora estes aparelhos rondam os 500€, no entanto, a grande maioria não faz ideia que isso é quase o valor do ordenado mínimo nacional.

Explicar ao seu filho o valor do dinheiro, é uma maneira não só de evitar que o mesmo perca o material todo, mas também de lhe dar bases financeiras para o futuro, que o vão ajudar imenso.

Estas são apenas 4 dicas simples que podem ajudá-lo(a) a prevenir as percas constantes de material escolar ou qualquer outro tipo de pertences pessoais.

Se pretender conhecer as nossas soluções para identificar os pertences das crianças em ambiente escolar consulte o nosso site : Tiketa.pt .

Etiquetas para material escolar

Sobre o Autor

Tiketa.pt

Tiketa.pt é uma marca portuguesa que se dedica à produção de etiquetas personalizadas com o nome para identificar roupas, calçado, utensílios das refeições, material escolar e outros pertences pessoais das crianças nas diferentes fases da vida escolar. Por serem duradouras, resistentes e fáceis de aplicar são também apropriadas para identificar as roupas e os pertences dos utentes em lares sénior ou hospitais.