Várias dicas de segurança para abordar durante a época balnear

Para usufruir em pleno da época balnear deverá partilhar com as suas crianças algumas dicas de segurança para que tudo corra pelo melhor este verão.

Sabemos que quando as crianças são muito pequenas, o risco é bastante mais reduzido pois as mesmas encontram-se sempre perto de si. Contudo, com o avançar da idade, a curiosidade vai aparecendo e isso leva por vezes a situações indesejáveis.

Desta forma, hoje iremos partilhar consigo algumas dicas de segurança para a época balnear que vai querer transmitir aos seus filhos.

Dicas de segurança para uma época balnear segura

Sabemos que o verão está cada dia mais próximo, e com ele chega a altura da praia e o cuidado redobrado com as crianças.

Hoje iremos dar-lhe algumas dicas de segurança, não só para abordar com o seu filho, como também para si. Conheça-as de seguida.

1 – Temas a abordar com as crianças antes das idas à praia

A segurança é de extrema importância, por esse motivo, deve sempre falar com o seu filho nesse sentido.

  • Ele deve manter-se sempre perto de si

Independentemente de ele estar a ir para a praia com a escola, com os avós ou consigo, ele precisa saber que nunca se deve afastar dos adultos principalmente na praia.

Explique-lhe que estão sempre lá muitas pessoas e que no caso de ele se perder é muito complicado encontrá-lo (e dessa forma ele não deve ir para longe dos adultos, muito menos sem avisar).

  • Não deve falar com estranhos

Por muito que as crianças adorem falar com toda a gente, é importante frisar aos mais pequenos que eles não devem falar com estranhos quando estão sozinhos.

Claro que é também importante explicar-lhes que como ele não conhece a pessoa, deve sempre ter cuidados adicionais, e o não abordar estranhos ou falar com eles na praia é sem dúvida algo que lhe deve incutir desde pequeno.

  • Fale-lhe sobre os perigos da água

Todos sabemos que as crianças adoram estar na água, sendo que é neste espaço que a grande maioria das brincadeiras (e acidentes) acontecem.

Desta forma, explique-lhe que mesmo estando na água consigo, ele deve ter cuidado, não sair de perto de si, não ir para sítios que não tenha pé, não nadar contra a corrente…

Este tipo de informação, vai fazer com que hajam menos hipóteses de ele se aventurar na água sozinho sem que você dê por isso.

2 – Dicas para adultos na praia

Pois bem, não é só sobre dicas de segurança para os mais pequenos que iremos falar hoje. Existem também várias coisas que os adultos devem ter atenção quando a época balnear está prestes a começar.

Desta forma, além de falar com o seu filho sobre a segurança na praia, é importante que você siga também as dicas que lhe deixamos de seguida.

  • Opte sempre por ir para uma praia vigiada e que cumpra toda a sinalização de segurança;
  • Respeite sempre as condições do mar e as bandeiras de sinalização (bandeira vermelha – não entrar na água, bandeira amarela – pode tomar banho, mas com precaução e sem grandes aventuras, bandeira verde – pode estar tranquilamente na água e nadar);
  • Quando o seu filho quiser ir à água vá com ele (ou peça a outro adulto de confiança que vá);
  • Ensine as crianças a entrarem vagarosamente na água, principalmente quando estão muito quentes do sol (o choque térmico pode ser fatal);
  • Ensine a criança a nadar antes de ir para a praia (umas aulas na piscina antes do verão podem ser uma forma de o fazer);
  • Coloque sempre braçadeiras nas crianças e não a deixe tirá-las enquanto estão na água;
  • Não deixe a criança ultrapassar profundidades superiores à altura da cintura;
  • Tenha cuidado com a exposição solar nas horas de maior perigo (ou seja, entre as 11h e as 16.30h);
  • Tenha sempre cuidado com o sol, e proteja a criança com protetor solar (preferencialmente fator 50), chapéu, óculos de sol e t-shirt nas horas de maior calor;
  • Opte por levar para a praia comidas mais leves e saudáveis (como frutas, legumes, ovo, ou bolachas caseiras), pois são alimentos que facilitam a digestão.
  • Tente que as crianças comam com alguma frequência (mais ou menos de 2 em 2 horas);
  • Leve água fresca para a praia para prevenir a desidratação (uma forma de manter sempre a água fresca o dia todo é congelar uma garrafa de água de 1.5 litros, já que durante o dia e com o calor a mesma vai derretendo);

Estas são apenas algumas das várias dicas de segurança para ter uma época balnear o mais tranquila possível .